Logo de Identificação - DISRIU
Logo lema da IELB 2014

Fone: (54) 3519.4986

Declarações de Direção (da IELB e também do DISRIU)

Nossa Missão:

Proclamar Cristo para todos.

Proclamar Cristo para todos faz parte da própria essência da igreja. Tanto João (20.21) – "Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.", como Mateus 28.19 – "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" fazem a ligação entre a obra realizada por Cristo até a sua ressurreição e a obra realizada por Cristo através da Igreja até o fim dos tempos. Falamos em "nossa missão" por uma questão técnica de planejamento, mas sabemos que a missão é de Deus e nós somos instrumentos em suas mãos.
O lema geral da IELB, Cristo Para Todos, está em uso há duas décadas (Conselho Diretor de maio de 1991), mas a IELB sempre proclamou Cristo para todos, desde os seus primórdios, dentro da visão global da santa Igreja Cristã e da missão de Deus.
Todas as atividades da Igreja dentro das cinco áreas de ação – adoração, comunhão, ensino, serviço e testemunho – devem gravitar em torno da nossa missão maior - proclamar Cristo para todos. Não há sentido em preocupar-se com a educação sem ter em mente educar para a vida eterna; não há sentido em realizar assistência social sem dizer o porquê; não há sentido em praticar métodos evangelísticos sem proclamar Cristo para todos.
Como Deus tem abençoado a proclamação da sua palavra entre nós até hoje, continuamos trabalhando na certeza de que ele está e estará abençoando a proclamação de Cristo para todos até o fim dos tempos.

Nosso Propósito:

Compartilhar o Evangelho de Cristo para promover a evangelização e o crescimento espiritual.

O Novo Dicionário Aurélio define propósito como "algo que se pretende fazer ou conseguir". Ficamos com esta definição para clarear nosso propósito como Igreja. O que pretendemos fazer é proclamar o evangelho de Jesus Cristo para o maior número possível de pessoas. O apóstolo Paulo expressa este propósito como cristão envolvido na missão de Deus quando diz: "[...] Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns" (1Co 9.22).
O apóstolo Paulo também mostra qual deve ser o propósito da Igreja em 2 Coríntios 5.18-19: "Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele. A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos. E Deus nos mandou entregar a mensagem que fala da maneira como ele faz com que eles se tornem seus amigos".
Nesse sentido, o propósito da IELB é entregar a mensagem que transforma as pessoas em filhos de Deus. Aí se concentra o nosso desafio permanente como Igreja: conhecer bem as pessoas do nosso tempo; chamar a atenção delas para sua situação de pecadoras; proclamar-lhes o evangelho da salvação e investir na sua formação e capacitação para que possam compartilhar esta mensagem.
O que queremos alcançar é que as pessoas conheçam o Salvador Jesus, creiam nele e sejam salvas. O Evangelho de Cristo foi registrado com esse objetivo, como lemos em João 20.30-31: "Jesus fez diante dos discípulos muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele".
Esperamos que as pessoas cresçam no conhecimento do Salvador, que cresçam na fé e na nova vida como filhos de Deus. Por isso, além de entregar a mensagem, queremos reunir e unir as pessoas em congregações, em grupos e departamentos, para que possam apoiar-se mutuamente e compartilhar experiências de fé e de vida cristã.
O que desejamos atingir é o que o apóstolo escreve aos Efésios no capítulo 2 versículos 19-22: "Portanto, vocês, [...] não são mais estrangeiros nem visitantes. Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele. Vocês são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus. Ele mantém o edifício todo bem firme e faz com que cresça como um templo dedicado ao Senhor. Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito".

Nossos valores:

A ação e o amor de Deus através da sua Palavra e dos sacramen-tos do Batismo e da Santa Ceia, que concedem perdão, vida e salvação em Cristo.

Deus age em amor para conceder perdão, vida e salvação! Este é o amor de Deus demonstrado na sua ação em favor da humanidade. Ele vem ao nosso encontro.
Mas Deus age através de meios – os meios da graça: a Palavra, o Batismo e a Santa Ceia. Estes são os meios instituídos por Deus para recebermos o perdão de todos os nossos pecados, a salvação em Cristo, a garantia da Vida Eterna. É por estes meios que Deus age em nós, está presente entre nós e revela o seu amor a nós.
Deus usa sua Palavra para dar vida a todos. No Batismo, sua Palavra está ligada à água para transformar pecadores em filhos amados de Deus. Na Santa Ceia, Deus usa pão e vinho unidos à sua Palavra para dar perdão e vida eterna, fortalecendo a fé em Cristo.
Estes são os nossos valores, aquilo que temos a oferecer às pessoas ao nosso redor, tanto aos que já fazem parte da comunhão cristã como àqueles que ainda não chegaram ao conhecimento do Salvador. Lutero afirmou: "O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo evangelho da glória e da graça de Deus" (Tese 62).

Nossa Visão:

Ser uma Igreja Luterana confessional que vai ao encontro das necessidades das pessoas.

Entendemos que somos uma Igreja Luterana confessional.
Isto quer dizer que somos uma Igreja com raízes históricas expressas em nossas confissões, cujos documentos estão reunidos no Livro de Concórdia de 1580. Baseados na revelação das Escrituras Sagradas, as confissões são a expressão da nossa doutrina. Elas definem e resumem a verdade exposta na Bíblia e são necessárias para defender a Igreja de ensinamentos falsos.
Por isso, não devemos guardar apenas para nós essa doutrina, mas levá-la ao encontro das pessoas ao nosso
redor.
O Novo Testamento é muito claro ao colocar os discípulos no caminho de ida - "[...] Vão pelo mundo inteiro
[...]" (Mc 16.15); "[...] Vocês [...] serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até
nos lugares mais distantes da terra" (At 1.8). Esta é a missão centrífuga da Igreja – ir para fora e tornar conhecida a Palavra de Deus ao mundo.
O que queremos fazer é ir ao encontro das pessoas e ajudá-las em suas necessidades, considerando o ser humano integral. Queremos atender sua necessidade primeira – a de perdão, vida e salvação. Mas também queremos dar-lhe pão e água, recebê-lo em nossa casa e vesti-lo, visitá-lo quando doente ou preso (Mt 25.37-39).
Esta é a Igreja que queremos ser. Uma Igreja que proclama e que é Cristo Para todos, que compartilha o Evangelho para que as pessoas creiam no Salvador, cresçam espiritualmente e reconheçam a ação e o amor de Deus através dos meios da graça. E, a partir do que Cristo fez em nossa vida, ir ao encontro dos outros, para que vivam com Deus, agora e eternamente.
É preciso lembrar que, declarando nossa visão, missão e valores, declaramos também exatamente quem somos e queremos ser como IELB, instituição e denominação. E por que é importante destacar isso? Porque a IELB é uma instituição humana e, como tal, tem características e aspectos humanos que são acolhidos e abraçados por aqueles que com eles se identificam. Quanto à Palavra e doutrina, não há dúvida de que são universais. Mas o jeito de praticar e viver este conteúdo é distinto na IELB. É o que revelam nossas declarações de direção. Queremos alcançar pessoas que desejam uma Igreja que tem como valores máximos a Palavra e os Sacramentos, que tem a doutrina clara e pura. Uma Igreja que promove a evangelização e o crescimento espiritual e que vai ao encontro das pessoas em suas necessidades.

Copyright (c) 2014, Distrito Rio Uruguai - A Igreja comunica a Vida, comunicando sempre JESUS, a fonte da água viva!

Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB
Distrito Rio Uruguai - Levando Cristo para todos!